segunda-feira, 29 de abril de 2013

Açúcar de Alfazema HomeMade

Quando mudámos para esta casa plantei uma série de plantas no terraço, uma das quais uma Alfazema pequenina. Num ano e meio cresceu desmesuradamente, sem recurso a químicos, apenas com sol directo, água e mimo. Tornou-se a alma do vaso e local de poiso diário das abelhas da zona. Mas estava tão grande que tapava o sol às outras plantas e por isso, há cerca de um mês, podei-a. Guardei as flores dos ramos podados e desidratei-as no forno (podia tê-lo feito ao sol, mas este ano tem sido tão chuvoso que tive mesmo de usar o forno). Fiquei com a casa perfumadíssima nesse dia! Guardei-as depois num frasco à espera de inspiração e hoje deu-me para isto: Açúcar de Alfazema. Daqui a 2 semanas fica pronto a usar e até já sei em quê...

Digam lá se não ficou lindo dentro do frasco com direito a etiqueta personalizada e tudo?



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: > 10
Tempo Prep.:  10 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Outros
Vegetariano: Sim
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Sobremesas
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 400 gr de Açúcar refinado
- 4 colheres de sopa bem cheias de flores de Alfazema desidratadas
- 8 gotas de Óleo Essencial de Alfazema 

Também vai precisar de:
- 1 Compressa de gaze 10 x 10 cm
- 1 Frasco de vidro de tampa hermética de 0.5 litros
 
Preparação: 

De véspera esterilize o frasco que vai usar. Lave bem o frasco e a tampa, depois coloque-o numa panela larga com um pano da loiça dobrado no fundo (para garantir que o frasco não se parte) e cubra de água. Leve ao lume e quando a água entrar em ebulição deixe ferver por 15 minutos. Após este tempo, retire o frasco da água com cuidado para não se queimar (use uma pinça de cozinha para efeito) e deixe secar ao ar com a boca do frasco virada para baixo, sobre um pano da loiça limpo. Sugiro que não deite a água fora, deixe-a arrefecer totalmente e use-a para outros fins, como regar plantas ou lavar loiça - ajude o planeta e o seu bolso, reutilize. Certifique-se que só usa o frasco depois do interior estar bem seco (alguns minutos em forno quente ajudarão neste passo).

Deite 3 a 4 colheres de sopa de açúcar e intercale com uma colher de sopa generosa de flores desidratadas. Repita o processo até acabar a quantidade indicada de açúcar e as 4 colheres de Alfazema.
Numa gase esterilizada (compram-se na farmácia já esterilizadas, fechadas em saquetas individuais) deite 8 gotas de óleo essencial de Alfazema (pode comprá-lo em lojas de produtos naturais e/ou biológicos) e coloque a gaze por cima do açúcar, feche o frasco e agite bem. Não volte a abrir o frasco até completar 2 semanas. Guarde num sítio escuro e seco. Após este tempo, abra o frasco, retire a gaze e com a ajuda de uma peneira, separe as flores de Alfazema. Guarde o açúcar num frasco seco e bem fechado. 

Perfeito para usar na preparação de bolos e doces, todos com aroma a Alfazema! 


Sem comentários: