quarta-feira, 24 de abril de 2013

Quiche de Espargos, Cogumelos, Courgette, Bacon e Frango

Este é um saborosíssimo habitué da casa em qualquer estação do ano, perfeito para um jantar a dois com sobras garantidas para o almoço do dia seguinte, para um piquenique ou um jantar de amigos. É fácil de preparar, cheio de nutrientes e, como diz a querida mãe, "deixa-se comer com imensa facilidade".



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vegetais
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
- 2 colheres de sopa de Azeite Extra-Virgem
- 1 dente de Alho
- 50 gr de Bacon
- 1 colher de chá de Orégãos secos q.b.
- Noz Moscada q.b. 
- 8 a 10 Espargos frescos
- 1 embalagem de Cogumelos Portobello ou Brauner (pequenos) frescos
- 2 Courgettes pequenas ou 1 grande
- 1 rolo de Massa Quebrada ou Folhada
- 2 colheres de sopa de queijo Parmesão ralado q.b.
- 1/2 Frango desfiado (previamente cozinhado - eu utilizo restos de outras refeições, que congelo em pequenos sacos)
- 2 Ovos
- 1 chávena de Leite Magro ou 1,5 dl de Natas
- 2 colheres de sopa de queijo Mozarella ralado q.b.
- Sal q.b.


Também vai precisar de:
- 1 Panela pequena
- 1 Tarteira de fundo amovível
 
Preparação:

Comece pelo recheio: deite uma colher de sopa de azeite e 1 dente alho picado finamente numa panela e deixe alourar. Adicione o bacon, depois os orégãos e a noz moscada acabada de moer. Deixe cozinhar em lume médio, mexa de vez em quando até o bacon começar a ficar dourado (não se preocupe se começar a pegar ao fundo da panela, sem queimar claro, pois a panela ficará limpa quando juntar os legumes e o que estiver agarrado dará um sabor fantástico ao preparado). Junte depois os espargos (antes de os lavar, segure os espargos com as duas mãos, uma mão no centro e outra na extremidade final e dobre-o em arco para baixo, o sítio onde o espargo partir separa o que está bom para comer da parte fibrosa que deve ser descartada - a parte fibrosa encontra-se na parte final do espargo) lavados e cortados em pequenos círculos, mexa e deixe cozinhar até ver o centro de cada rodela de espargo a ficar translúcida e mole. Adicione depois os cogumelos laminados e um pouco de água, mexa e deixe cozinhar até os cogumelos reduzirem o seu volume. Junte as courgettes cortadas em rodelas grossas e envolva tudo. Adicione uma pitada de sal e mexa. Deixe cozinhar até as courgettes começarem a ficar flexíveis e retire depois do lume. Escorra o molho* do preparado para dentro de um recipiente e deixe arrefecer tudo (este passo é extremamente importante, pois o recheio quando adicionado quente à massa torna a base da massa mole e o molho adicionado quente aos ovos vai cozinhá-los, deixando o interior da quiche esponjoso e algo líquido).

Quando o recheio estiver frio, acenda o forno a 180º C e comece a forrar a tarteira de fundo amovível. Quando abrir o pacote da massa, não tire o papel vegetal que envolve a massa, pois vai usá-la para forrar a tarteira. A massa deve ser colocada com o papel vegetal para baixo no fundo da tarteira, sendo que o papel irá evitar que a massa pegue à tarteira e que tenha o trabalho de barrar a forma com margarina e polvilhar com farinha. Com a ajuda dos dedos, molde bem a massa à tarteira e caso haja excedente de massa fora da forma, corte-a com a ajuda de uma tesoura. Pique a massa com um garfo, espalhe o queijo parmesão ralado q.b. e o frango desfiado, depois os legumes frios e sem molho.

Num recipiente tipo jarro ou copo alto, bata 2 ovos com o leite ou as natas (para quem conta as calorias sugiro que use o leite magro, é mais light...), duas colheres de sopa rasas do molho do recheio completamente frio, o queijo mozarella ralado, uma pitada pequena de sal e noz moscada acabada de moer. Deite por cima do frango e dos legumes. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos, ou até a mistura estar firme e a mozarella dourada.

Sirva quente ou frio, com uma salada ou apenas com fatias de tomate maduro com um fio de azeite extra-virgem e pesto

*Dica: O molho restante pode ser congelado dentro de um saco pequeno para ser usado depois como caldo de carne ou até numa Tortilha de Batata. 


Bom Apetite!



Sem comentários: